segunda-feira, agosto 18, 2014

Pare de Sofrer?

Pare de Sofrer? 
Leandro Lima

Ninguém gosta de sofrer (exceto os masoquistas), nem é preciso gostar. Porém, será que todo sofrimento pode ser evitado? Quem nunca viu panfletos ou placas em frente de igrejas com o convite: “pare de sofrer”? É claro que, num país onde há tantos problemas, tanto sofrimento, as pessoas se sentem atraídas por esse tipo de anúncio. Mas a questão é: isso é bíblico? 

Ao contrário de prometer ausência de sofrimento, Jesus alertava seus discípulos sobre a necessidade de encarar e enfrentar o sofrimento (João 16.33). As dificuldades não iriam desaparecer através de um ritual "gospel". Jesus disse que alguém deveria “fazer as contas” antes de pensar em se tornar um discípulo. Em Lucas 14.25, quando multidões vieram até ele, mandou-as “calcular" se estavam dispostas a abrir mão dos confortos e do próprio “eu" para se tornar um seguidor. Há uma cruz aguardando os discípulos (Lc 14.27).

Na verdade, por isso mesmo, uma pessoa, ao se tornar cristã, vai sofrer ainda mais do que os não cristãos, pois além dos sofrimentos físicos compartilhados com os incrédulos, há um tipo novo e exclusivo de sofrimento, típico de um cristão verdadeiro, que sofre diante da incredulidade do mundo, sofre por causa das tentações e de seus próprios pecados.

É claro que Deus pode realizar curas e diminuir em muito nossos sofrimentos passageiros nesta vida, e também fé significa crer no poder de Deus, porém os maiores homens e mulheres de Deus na história desenvolveram doenças graves, passaram lutas com filhos, além de outras grandes dificuldades. Veja o exemplo do Apóstolo Paulo e sua lista de sofrimentos em 2Co 11.24-27. Seja sincero. Você já viu algum pregador da prosperidade ler este texto, ou fazer algum apelo com base nele? Acho que não ia dar muito resultado...

O que muitos não percebem é que Deus tem propósitos com o sofrimento. Existe uma profunda espiritualidade que só se desenvolve através do fogo da provação. O sofrimento purifica nossa fé (1Pe 1.6-7), enfraquece nosso orgulho (2Co 12.7) e nos torna mais parecidos com Jesus (Fp 3.10). Por isso, Paulo se gloriava nas tribulações (Rm 5.3). E Pedro diz que, através delas, podemos experimentar uma “alegria indizível e cheia de glória” (1Pe 1.9).

Está com algum problema? Faça como Paulo: ore ao Senhor para que tire o problema. É correto inclusive insistir. Paulo pediu 3 vezes (2Co 12.7-8). E se o Senhor disser “não”? Revolte-se? Exija seus direitos diante de Deus? Determine? Decrete? Um verdadeiro crente, nesse caso, confia na “graça que basta”, e aprende a viver contente em toda e qualquer situação (Fp 4.11).

Se quiser saber mais sobre esse assunto, assista minha pregação completa aqui: http://www.ipsantoamaro.com.br/pregacao/775-por-que-os-crentes-sofrem.html


Fonte: Perfil do autor.

Seguidores