quinta-feira, agosto 14, 2014

Exposição de Romanos 8:28 - Matthew Henry

Exposição de Romanos 8:28
Matthew Henry





"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

A cooperação de todas as providências para o bem daqueles que são de Cristo. Pode-se objetar que, apesar de todos esses privilégios, nós vemos crentes rodeados de diversas aflições; embora o Espírito interceda por eles, as suas tribulações continuam. Isso é realmente verdade; mas nesse caso também a intercessão do Espírito é sempre eficaz, no sentido de que, por mais que sejam afligidos, tudo está cooperando para o seu bem. Observe aqui:

1. O caráter dos santos que se beneficiam desse privilégio; eles são descritos aqui pelas qualidades que são comuns a todos os que são verdadeiramente santificados.

(1) Eles “...amam a Deus”. Isso inclui tudo que sai das afeições da alma para Deus como o bem supremo e o objetivo mais elevado. E o nosso amor a Deus que torna amável cada providência e, por isso, proveitosa. Aqueles que amam a Deus aproveitam ao máximo tudo que Ele faz, e aceitam tudo com boa vontade.
 (2) Eles “...são chamados por seu decreto”, efetivamente chamados de acordo com o eterno decreto. O chamado é eficaz, não de acordo com qualquer mérito ou direito que tenhamos, mas de acordo com o decreto gracioso do próprio Deus.

2. O privilégio dos santos, “...que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”, isto é, todas as providências de Deus que lhes dizem respeito. Tudo o que Deus realiza, é por eles que Ele realiza (SI 57.2). Os pecados deles não são realização dele, por isso não são aludidos aqui, embora sua permissão em relação ao pecado trabalhe pelo bem deles (2 Cr 32.31). Mas todas as providências de Deus são deles - providências compassivas, providências que angustiam, pessoais e públicas. Todas elas são para o bem; talvez para o bem temporal, como as tribulações de José; pelo menos, para o bem espiritual e eterno. E bom para eles o que faz bem para as suas almas. Seja direta ou indiretamente, cada providência tende ao bem espiritual daqueles que amam a Deus, separando-os do pecado, aproximando- os de Deus, afastando-os do mundo, tornando-os apropriados para o céu. Contribuem juntamente. Elas trabalham, como o médico sobre o corpo, de várias formas, de acordo com sua intenção, mas tudo para o bem do paciente. Contribuem juntamente, como vários ingredientes em um remédio concorrem para um resultado. Deus colocou um em oposição ao outro (Ec 7.14): synergei, um verbo no singular acompanhando um substantivo no plural, denotando a harmonia da Providência e seus desígnios uniformes, todas as rodas como uma roda (Ez 10.13). Ele operou todas as coisas juntamente para o bem, assim alguns lêem. Isso não vem de qualquer qualidade específica das próprias providências, mas do poder e da graça de Deus que trabalha em, com e através dessas providências. Tudo isso, nós sabemos - temos certeza, a partir da palavra de Deus, a partir de nossa própria experiência, e da experiência de todos os santos.

Comentário Bíblico do Novo Testamento de Atos a Apocalipse - Matthew Henry

Seguidores