quarta-feira, agosto 19, 2015

Quem São os 'Todos os Homens' de 1 Timóteo 2:4?



Me fizeram uma pergunta no Facebook, sobre a passagem de 1 Tm 2:4, sobre quem Paulo se refere quando diz "todos os homens". Eis minha resposta a seguir:

R: Para uma melhor compreensão, precisamos ler desde o versículo 1:

"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (1 Timóteo 2:1-4)

Paulo está falando sobre a necessidade de orar por "todos os homens", e é claro que quando ele diz isso, ele não quer dizer literalmente cada pessoa que há na terra, pois você morreria e não conseguiria orar por mais de 7 bilhões de pessoas que há na terra. Mas então, quem são estes "todos os homens?". O texto diz: "pelos reis, e por todos os que estão em eminência", ou seja, por todas as classes de pessoas, até mesmo aqueles que são autoridades governamentais.

Posto isto, Paulo diz que Deus "quer que todos os homens se salvos", todos os homens de todas as classes, e não todos os homens, sem exceção, pois sabemos pelas Escrituras que o Senhor escolheu um número de pessoas para a salvação, e que nem todos serão salvos.

O versículo 6 também nos mostra algo interessante: "O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.". Veja que o texto fala daqueles que Cristo resgatou, ou seja, não pode se referir a cada indivíduo que há na terra.

O amado irmão Spurgeon refuta esta interpretação, mesmo sendo ele calvinista, todavia, neste ponto ele errou em dizer que o "todos" se refere a todos, sem exceção.

Pense numa coisa: se o "todos os homens" do versículo 4, se refere a todos, sem exceção, o "todos os homens" do versículo 1 também deveria se referir a todos, sem exceção. Mas pense comigo: você conseguiria orar por todas as pessoas que existem no mundo hoje? Temos aproximadamente 7 bilhões de pessoas no mundo, se você gastasse 30 segundos em oração, por cada pessoa, você levaria 6.752 anos. Se gastasse 1 segundo, você levaria 225 anos para orar por todos, isso sem falar que você deveria orar sem interrupção, ou seja, isto é impossível!

Então, olhando o contexto, creio que o "todos os homens" se refere a todos os homens sem distinção de classes, e não sem exceção.

Abraços, Deus te abençoe.

Seguidores