terça-feira, agosto 12, 2014

Um Bate-Papo Sobre Predestinação e Eleição

Um Bate-Papo Sobre Predestinação e Eleição (Interrogador fictício).
Roberto de Carvalho Forte





Roberto, você crê em predestinação?
R: Sim, é o que vejo nas Escrituras: “E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” (Romanos 8:30); E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:5)

Então você crê que Deus escolheu somente um número de pessoas para a salvação?
R: Sim. “Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus (1 Tessalonicenses 1:4)

Mas Deus não seria injusto em escolher uns e outros não?
R: Vamos reformular melhor essa pergunta. Se Deus deixasse com que todos os pecadores se perdessem eternamente por causa dos seus pecados, não estaria Deus agindo com justiça? Creio que sua resposta será "sim". Se Deus não tem obrigação em salvar pecadores, mas mesmo assim escolheu um tanto para ser salvo, por que Ele se tornaria injusto? Paulo, responde a essa pergunta: "Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece." (Romanos 9:14-16) Por que Deus seria injusto se o homem não tem direitos?

Ok, mas não seria então uma acepção de pessoas?
R: Só poderia haver acepção de pessoas se Deus escolhesse alguém baseado em algum mérito, ou em alguma qualidade. Mas como sabemos que a escolha de Deus não foi baseado em obras, então não podemos dizer que é uma acepção. Veja como Deus não nos escolheu baseado em nossas qualidades ou obras: "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; NÃO SEGUNDO AS NOSSAS OBRAS, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos" (2 Timóteo 1:9) - EP.

E o que quer dizer dos versículos que falam que Deus não faz acepção de pessoas?
R: Quer dizer que Deus não faz acepção de pessoas, do tipo ricas e pobres, judeus e gentios, etc...

Então podemos dizer que nem todos terão a oportunidade de serem salvos?
R: O Evangelho é pregado, mas nem todos Deus dará a capacidade de enxergar as coisas espirituais, apenas aos seus eleitos: "E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam, e NÃO percebam; e, ouvindo, ouçam, e NÃO entendam; para que NÃO SE CONVERTAM, e lhes sejam perdoados os pecados." (Marcos 4:11-12) - EP.

Mas é o homem quem precisa se arrepender e crer, não é?
R: Sim, é o homem quem precisa se arrepender e crer, porém, quem dá o arrependimento e a fé é Deus. São dons de Deus. Leia Ef 2:8; Fp 1:29; Jd 3; Hb 12:2; At 11:18, 2 Tm 2:25.

É possível que eu tenha uma vida toda dedicada a Deus, mas mesmo assim não ser um eleito?
R: Se de fato você se arrependeu dos pecados e continua se arrependendo, e se de fato você creu no Filho de Deus, e continua crendo, e isso for perseverante em sua vida, com certeza essas evidências provam que você é um eleito. A eleição possui um motivo: fomos escolhidos desde antes da fundação do mundo "para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor" (Ef 1:4).

Há mais evidências de que eu sou um eleito?
R: Sim, lembra do sermão do monte em que Jesus fala dos bem-aventurados? Leia Mateus 5, ali contém muitas evidências. Leia também toda a carta de 1 João, e o fruto do Espírito Santo descrito em Gálatas 5:22. E lembre-se também que o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16).

Porque Deus escolheu alguns e outros não?
R: Paulo diz em Romanos 9 que Deus revelará sua misericórdia e amor nos vasos de honra e aos vasos de desonra revelará sua ira e justiça. (vv. 22-23). Tudo é para a Sua própria glória.

Qual o critério Deus usou para escolher uns e outros não?
R: A Bíblia diz que Ele escolheu uns e outros não porque quis assim. Paulo diz que Deus nos "
predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Efésios 1:5), ou seja, o critério foi sua própria vontade. O que temos certeza é que Deus não escolheu ninguém baseado em alguma qualidade ou virtude humana. Veja Tt 3:5, Ef 2:9 e 2 Tm 1:9.

Seguidores