quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Analisando a Entrevista do Pastor Silas Malafaia Com Marília Gabriela


Assisti à entrevista do Pastor Silas Malafaia no programa De Frente Com Gabi, vou falar a respeito da primeira parte do vídeo, pois, preciso assistir as outras partes com mais tempo. Aqui vai minha posição:


Na primeira parte do vídeo, ele fala sobre prosperidade e sobre a matéria da Forbes à respeito dos seus bens.

Ao falar sobre a teologia da prosperidade, ele cita 3 passagens bíblicas, a saber:

“Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.” (Salmos 112:1-3)

“Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Salmos 1:2-3)

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14)

Em relação à primeira citação em Salmos 112:1-3, no lugar da palavra “riquezas” ele usou a palavra “fazendas”, e a palavra no original hebraico significa POSSES, ou seja, se trata de algo abstrato, mas que não é identificado diretamente. Até ai tudo bem, visto que aqueles que obedecem ao Senhor, certamente o Senhor as abençoará; não devemos anular a prosperidade bíblica, pois o Senhor promete abençoar seus filhos, e isso é bíblico, mas em lugar algum na Bíblia diz que devemos BUSCAR riquezas, DESEJAR sermos ricos, pelo contrário, o apóstolo Paulo diz a Timóteo: 

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” (1 Timóteo 6:9-11)

E o Senhor Jesus Cristo diz: 

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.” (Mateus 6:19-20)

A segunda citação é de Salmos 1:2-3; O Pastor Silas Malafaia usa a palavra PROSPERARÁ, dizendo que se trata de riquezas e bens. Verificando essa palavra no original, temos a palavra “yatz•li•ach.” Que significa AVANÇO, VITÓRIA, SER ÚTIL”, ou seja, não está se tratando de riquezas, mas de ser próspero em alcançar objetivos úteis a Deus, prosperar no sentido de ser bem-sucedido em Deus, não em riquezas, é só ler o contexto deste Salmo, diz sobre aquele que "medita dia e noite" em Sua Palavra.

A terceira citação é o ponto mais distorcido!! Ele diz que a palavra PRÊMIO, em Filipenses 3:13-14 refere-se a ser próspero, materialmente falando!! Este versículo não está falando sobre riquezas, e o que faltou do Pastor foi ter prosseguido com o versículo, ou seja, usou um versículo isolado para sustentar a teologia da prosperidade! O Contexto fala sobre perseverança, ressurreição, e o PRÊMIO é a SALVAÇÃO!!!

Um último parecer, a respeito da tal teologia da prosperidade; a igreja primitiva, em Atos 2 era diferente das “igrejas” de hoje em dia. A Marília Gabriela disse algo pra ele, sobre o porque de ter pessoas, da mesma igreja dele, que possuem mais do que as outras, como se uns fossem mais abençoados por Deus do que outros, e ele disse que se tratava da responsabilidade, ou seja, quanto mais responsabilidade para o reino, mais deveria ser “abençoado”. Lendo uma passagem bíblica, me veio a refletir muito:

“Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.” (Atos 2:44-45)

Porque a “igreja” de hoje em dia é diferente? Ensina-se a ter cada vez mais posse, riquezas, ajuntar cada dia mais e mais bens, e a igreja primitiva ensinava o oposto, a vender as posses, e repartir para que fosse distribuído a todos conforme a necessidade de cada um.

Em relação à matéria do FORBES, sobre ele ter posse de 150 milhões de dólares não conseguimos mesmo provar nada se isso é verídico, mas não posso também colocar a mão no fogo, pois quem garante que ele declara o imposto de renda de tudo o que ele possui?

Minhas últimas perguntas: Devemos concordar com aquele que usa versículos isolados para sustentar uma opinião ou idéia errada? Não seria isso uma heresia? Os falsos profetas não fazem isso?

“E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” (2 Pedro 2:3)

Graça e paz!

Seguidores