Quero deixar bem claro que esta interpretação não é somente minha, mas de muitos teólogos reformados, inclusive Hernandes Dias Lopes!
O versículo que mais tem trazido dúvida em relação aos acontecimentos é esse:
“E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.” (Apocalipse 17:10)
A dúvida é se, o rei que duraria um pouco de tempo é o Bento XVI, pois, sua função como Papa durou somente alguns anos, e dificilmente um Papa renunciaria!
Devemos levar em conta algo muito importante; quando João escreveu o livro de Apocalipse (entre 64 d.C e 70 d.C) quem governava era Roma Imperial, um governo anti-cristão, que perseguia a igreja de Jesus Cristo. E no versículo, quando João escreve “e um existe”, é claro que ele estava se referindo ao que existia na época em que ele teve aquela visão, pois ele havia dito que “cinco já caíram”.
Esta é uma forte razão de crermos que, os reis, em Apocalipse 17, se tratava de impérios, e não de papas, pois o Papado Romano ainda viria.
Lendo Daniel 7 e 8 entendemos ali uma visão também, ligada a Apocalipse 17.
Os 5 impérios, que haviam perseguido a igreja ao longo da história, que haviam caído eram: Egito, Assíria, Babilônia, Pérsia e Grécia! O sexto império, que existia nos tempos de João era a Roma Imperial e o sétimo (que, nos tempo de João ainda não tinha vindo e que duraria um pouco de tempo) o Papado Romano.
Como vimos, Apocalipse 17 se trata de impérios e não de papas (mesmo que de forma direta o Papado Romano esteja incluído), e que a renúncia do Papa Bento XVI pode ser uma evidência que virá o novo reinado, o reinado do anti-cristo.
E neste versículo “E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.” (Apocalipse 17:11), a besta que é TAMBÉM o oitavo, que é dos SETE, podemos entender que será o governo do anti-cristo ligado à outro governo, e porque não este último, Roma Papal?
Para se aprofundarem no tema, leiam Daniel 7, Daniel 8, Apocalipse 13 e Apocalipse 17.
Concluindo: A renuncia do Papa Bento XVI pode estar diretamente ligada ao começo de um novo reinado, mas o “pouco de tempo” que ele esteve como Papa não tem ligação com Apocalipse 17:10, quando diz que duraria "um pouco de tempo".
Esta seria a interpretação mais próxima, de acordo com os teólogos reformados!
Por: Roberto de Carvalho Forte