quarta-feira, janeiro 23, 2013

O Perigo dos Extremismos - Misticismo e Intelectualismo


O PERIGO DO EXTREMISMO.
O extremismo é um perigo, principalmente no cristianismo, e isto está se tornando cada vez mais comum. A possível causa é a frieza espiritual, a falta de conhecimento bíblico, entre outras coisas. Diante disso, irei apresentar alguns extremos que devemos evitar:
1 - O EXTREMO DO MISTICISMO - O misticismo no meio evangélico é grande, ultimamente tenho me assustado com o misticismo do povo evangélico, crêem em coisas excedentes. Já ouvi pessoas dizendo que viram ''anjos'', bola de fogo, cortina brilhando pela glória de Deus em tal lugar. O misticismo tem influenciado até na leitura das Escrituras, muitos abrem a bíblia de forma mistica e lêem o primeiro versículo que vêem em sua frente, e dizem que Deus falou com eles, não é preciso ''pensar'' na leitura das Escrituras, ler o seu contexto gramatical e histórico, muitos pensam que o Espirito Santo nos fará lermos um texto, e como um "flash" na nossa mente Ele revelará o texto. Meus queridos leitores, Deus nos deu faculdades mentais para usarmos. Quando lemos as Escrituras, o Espírito nos ajudará a entender o texto dessa forma procurando entender o pensamento do autor de tal livro, interpretando seu contexto, tanto gramatical como histórico, para ter uma compreensão maior do pensamento do autor. O Espírito Santo quer que nós usamos nossas mentes para que possamos chegar a uma compreensão correta do texto, e assim ele nos iluminará, e chegaremos a uma compreensão correta do texto.
2- O EXTREMO DO INTELECTUALISMO - O que eu quero dizer com o extremo do intelectualismo? O que tenho visto ultimamente, é o maravilhoso crescimento do interesse por teologia por parte dos jovens. Só que tem ocorrido um grande problema; muitos não têm conseguido associar teologia com oração, e pensa que a fé é somente intelectual, muitos dos jovens saíram de uma denominação mística e emocionalista, e agora não querem cair mais nesse erro, procuram um pensamento bíblico mais firme e maduro, e isso é bom, e aconselho  aos jovem que façam isso! Mas, meus caros jovens, ter um pensamento bíblico e mais firme não é deixar seu aposento de oração. Antigamente quando vocês eram místicos, não caiam no extremismo por somente orar e não estudar as Escrituras? Então porque agora cair no extremo de uma fé fria ao ponto de extinguir o Espirito Santo? Tenho uma recomendação a vocês meu querido jovens, concilie os dois; vivam uma vida de oração e uma vida de estudo das Escrituras! Saibam conciliar os dois, pois cair em ambos os extremos é terrível para sua fé. Cresça tanto na graça quanto no conhecimento do Senhor Jesus, estude as Escrituras em uma vida de devoção, e verá como seu coração irá queimar por Cristo.
Portanto meus queridos irmãos, fujam de todos os extremos, mantenham sempre o equilíbrio bíblico, e, assim verá a verdadeira maturidade espiritual. O mesmo Deus que você estuda nas Escrituras, conheça-O no seu aposento em oração.
Quanto aos irmãos que têm caído no misticismo, estudem as Escrituras, tenham uma fé madura e bíblica, e conheçam o Deus verdadeiro que se revela nas Escrituras, pois o misticismo pode criar um Deus conforme sua imaginação, por causa da ignorância bíblica. Conheça e estude as Escrituras e maravilhe-se nela.

Referências: II Pedro 3:18, Lucas 2:52, João 1:14, II Pedro 1:2


Por: Jhonatan Guilherme

Seguidores