quarta-feira, outubro 08, 2014

O Que Significa Ungir Com Óleo o Doente?

O Que Significa Ungir Com Óleo o Doente?
Anthony A. Hoekema



Quando pensamos nos ensinamentos bíblicos sobre cura, Tiago 5.14-16,
uma passagem conhecida e muito citada, imediatamente aflora à mente:

"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e
estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.
E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se
houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 
Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos 
outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

O tema principal dessa passagem não é a eficácia da unção com óleo,
mas o poder da oração - veja a sentença conclusiva e note o exemplo de
Elias nos versos 17-18. A situação que Tiago descreve é a da pessoa que está
obviamente "muito enferma para ir à igreja", e assim é instada a convidar os
presbíteros para virem à sua casa. Os "presbíteros da igreja" eram provavelmente
homens experimentados que exerciam o governo e algumas vezes,
ensinavam autoridade nessas primeira congregações (é comum pensar que a
epístola de Tiago foi escrita antes do ano 50 d.C.).

O que se requeria desses presbíteros nesse caso? Literalmente traduzido:
"deixem-nos orar sobre a pessoa, havendo-a esfregado com óleo em nome do
Senhor". As palavras traduzidas como "ungir com óleo" são traduzidas de
aleipsantes elaiõ. Há duas palavras neotestamentárias comumente traduzidas
como "ungir": aleiphõ (o tempo presente do verbo mencionado) e chriõ
(o verbo do qual o termo "Cristo" [o Ungido] se deriva). Chrio é um termo
mais sagrado ou religioso; é aplicado à unção de Cristo com o Santo Espírito
(Lc 4.18; At 4.27; 10.38; Hb 1.9) e à unção de cristãos pelo Senhor (2Co
1.21 ). Aleiphõ, porém, é um termo mais mundano ou secular. É usado para
descrever a aplicação de especiarias no corpo morto de Jesus (Mc 16.1) e se
referir à lavagem dos pés de Jesus (Lc 7.38, 46; Jo 11.2; 12.3). Na passagem
em questão a expressão significa "esfregar com óleo" e não "ungir com óleo".
Em tempos passados, as pessoas usavam azeite de oliva dessa maneira;
esfregar ou massagear o corpo com óleo era uma prática medicinal. Deve
ser lembrado que na parábola do Bom Samaritano nas feridas do homem foi
aplicado óleo e vinho (Lc 10.34). Ainda hoje no Oriente Médio, as pessoas
enfermas são massageadas com óleo e vinho.

A estrutura gramatical da sentença sugere a possibilidade de que os
presbíteros primeiro esfregariam o doente com óleo (provavelmente óleo de
oliva) e, então, orariam sobre ele (ou ela). A aplicação de óleo, porém, teria
propósitos medicinais. Tiago está dizendo que o ministério da igreja quanto
aos enfermos inclui o melhor tratamento médico que se possa encontrar.
A expressão que se segue no verso 14, "em nome do Senhor'', se aplica
à oração e ao uso do óleo. Essas palavras deixam subentendido que, quando
os presbíteros ministram ao doente, estão fazendo isso como representantes
do Senhor, pedindo ao Senhor a bênção sobre o tratamento médico e sobre a
oração. Como o nome do Senhor significa também sua revelação, precisamos
dizer algo mais a esse respeito. Segundo João 14.14, Jesus disse aos seus
discípulos: "Se pedirdes alguma cousa em meu nome, eu o farei". Orações
em nome de Cristo significam orações em harmonia com aquilo que
Cristo revelou sobre si mesmo, subentendendo "seja feita a tua vontade".
A oração pela cura que Tiago recomenda aqui traz consigo sempre a ressalva:
"Dá-nos esta cura, Senhor, se for da tua vontade".

Fonte: Anthony A. Hoekema - Salvos Pela Graça - pags. 48-49

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