sábado, fevereiro 08, 2014

O que é compatibilismo?

D.A Carson apresenta uma boa introdução quando ele argumenta que as duas proposições seguintes são ambas ensinadas e exemplificadas na Bíblia:

Deus é absolutamente soberano, mas sua soberania demonstrada nas Escrituras nunca reduz a responsabilidade humana. Os seres humanos são criaturas responsáveis: elas escolhem, elas acreditam, elas desobedecem, elas respondem, e há uma significância moral em suas escolhas, mas a responsabilidade humana nunca trabalha nas Escrituras diminuindo a soberania de Deus ou fazendo Deus absolutamente contingente.

Carson argumenta, com razão, que “nós tendemos usar um para diminuir o outro, temos a tendência de enfatizar um em detrimento do outro. Mas uma leitura responsável da Escritura proíbe tal reducionismo”.

“Centenas de passagens”, ele sugere, “poderia ser explorada para demonstrar que a Bíblia assume tanto que Deus é soberano quanto que as pessoas são responsáveis ​​por suas ações. Por mais difícil que seja para muitas pessoas do mundo ocidental chegar em um acordo dessas duas verdades ao mesmo tempo, é preciso uma grande dose de criatividade interpretativa para argumentar que a Bíblia não apóia isso”.

Carson trabalha brevemente através de um número de passagens representativas: Gênesis 50:19-20; Levítico 20:7-8; 1 Reis 11:11-13,29-39; 12:1-15 (cf. 2 Reis 10:15; 11:04) 2 Samuel 24; Isaías 10:5-19; João 6:37-40; Filipenses 2:12-13; Atos 18:9-10 e Atos 4:23-30. Incentivo aos leitores a estudar cada passagem no contexto e ver se se comportam com as duas declarações de Carson acima.

Depois de observar Atos 4:23-30, Carson revela:

Cristãos que negam o compatibilismo acabam se tornando compatibilistas mais adiante (sabendo ou não) quando pensam sobre a cruz. Não há alternativa, a não ser negar a fé. E se estamos preparados para ser compatibilistas quando pensamos sobre a cruz, isto é, para aceitar ambas as proposições – ou seja, aceitar ambas as proposições que eu demonstrei no título deste capítulo como verdade, como eles são aplicados para a cruz – isto é apenas um pequeno passo para a compreensão de que o compatibilismo é ensinado ou pressuposta em toda a Bíblia.

Em outra parte, ele escreve: "No Calvário , todos os cristãos têm de admitir a verdade destas duas afirmações [acima], ou desistir em afirmar que são cristãos".

Eu particularmente aprecio a conclusão de Carson quando ele localiza a base mais profunda do compatibilismo:

Então, eu sou levado a observar que não somente o compatibilismo é ensinado na Bíblia, mas que está ligada à própria natureza de Deus, e, por outro lado, sou levado a observar que a minha ignorância sobre muitos aspectos da natureza de Deus é precisamente essa mesma ignorância que me instrui a não seguir os caprichos de muitos filósofos contemporâneos que negam que o compatibilismo é possível. O mistério da providência, em primeiro lugar, não está localizado nos debates sobre decretos, sobre o livre-arbítrio, sobre o lugar de Satanás, e assim por diante. Ele está localizado na doutrina de Deus.

Tradução: Roberto de Carvalho Forte.

Fonte: http://thegospelcoalition.org/blogs/justintaylor/2013/06/17/we-are-all-compatibilists-at-the-cross/

Seguidores